Feira Made in Angola mostra o que de melhor é feito no país
Durante cinco dias as indústrias localizadas no Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana e outras zonas do país expuseram os seus produtos na feira Made in Angola sob o lema “Desenvolver e Dinamizar a Produção Nacional”, organizada pela CCALAS Angola em parceria com o Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana (PDIV) e o Instituto de Desenvolvimento Industrial e Inovação Tecnológica de Angola (IDIIA).
Participaram do evento um total de 280 empresas industriais de Cabinda, Huambo, Benguela, Cuando Cubanco,Cuanza Sul, Cuanza Norte e Luanda, inseridas nos sectores da agricultura, processamento alimentar, bebidas, pescas e construção civil. De acordo com Carlos Santos, PCA da CCalas Angola, a feira gerou 100 empregos directos, 150 indirectos e um volume de negócios de 550 milhões de kwanzas. O responsável avançou que o evento será de carácter anual, a realização continuará em parceria com o PDIV e o IDIIA.
O encerramento foi feito pelo secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, que enalteceu e agradeceu a participação dos expositores, o empenho da organização da feira e apelou a todos participantes a criarem sinergias para a segunda edição.
“Como sabemos, promover a indústria transformadora nacional, exibir produtos fabricados em Angola e seleccionar iniciativas empresariais para o investimento, constam dos programas de desenvolvimento do nosso Executivo”, disse.
O Ministério da Indústria e Comércio, nas suas atribuições e em colaboração estreita com os departamentos ministeriais do sector produtivo, “não medirá esforços, para apoiar iniciativas que procuram alavancar a actividade industrial e comercial no país”, reforçou.
A falar no acto de encerramento, o presidente do Conselho de Administração do PDIV, Miguel Luís, agradeceu a presença de todos ao evento. Um gesto que também foi feito pelo administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, que elogiou a organização e reiterou o seu apoio institucional nas próximas edições.
Na ocasião, as instituições que se destacaram durante os cinco dias (de 11 a 15 de Maio) receberam troféus e certificados de reconhecimento da mão do secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, do administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, e do presidente do Conselho de Administração do PDIV, Miguel Luís.
As indústrias do PDIV foram reconhecidas pela excelente representação, com realce para a Fabrimetal, Extrulider e Mopic. o apoio da Refriango foi igualmente reconhecido HAIZEN.