O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, efectuou, nesta sexta-feira, 01 de Julho, uma visita à empresa Karam Indústria Limitada, focada na transformação de alumínio, cobre e chumbo, situada no Polo de Desenvolvimento Industrial de Viana.

Durante mais de uma hora, o ministro percorreu as diversas áreas que comportam a unidade fabril, onde recebeu informações detalhadas do responsável da empresa.

Para o ministro Victor Fernandes, esta fábrica é um bom exemplo do potencial industrial do país, pelo facto de ter mais de 90% da sua produção voltada à exportação para mercados competitivos e exigentes, não só de países vizinhos, mas também para o mercado americano.

O responsável sublinhou que a exportação destes produtos com o selo “Made In Angola” para outras geografias é um motivo de orgulho para o país, e reflecte a capacidade das empresas nacionais em produzir com a qualidade e a certificação internacionalmente exigida.

O ministro da Indústria e Comércio referiu igualmente que um dos desafios do Executivo passa pela infraestruturação dos Polos Industriais com água, energia e pavimentação adequada, no sentido de torná-los mais atractivos ao investimento de empresários do sector privado, impulsionando a criação de vários postos de trabalho para a juventude angolana.

Por sua vez, o CEO da Karam Indústria, Satish Karam, referiu que continua totalmente disponível para trabalhar e atender aos principais desafios que se apresentam no sector da indústria transformadora, adaptando políticas empresariais cada vez mais responsáveis e que contribuam para o crescimento económico de Angola.

Instalada no Pólo Industrial de Viana  desde 2014, A Karam Indústria Limitada conta actualmente com 625 postos de trabalhos directos e 1550 indirectos. Em 2021 a empresa facturou mais de 30 milhões de dólares.