Questões ligadas ao cumprimento da legislação sobre os resíduos e as melhores técnicas do tratamento de efluentes industriais foram abordadas nesta quinta-feira (27/10), em seminário, nas instalações do Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana (PDIV), em Luanda.

Durante o encontro  que acolheu mais de 200 participantes, foram debatidos temas sobre a “Valorização de resíduos industriais como factor de desenvolvimento”, “Reformas no sistema de licenciamento ambiental”, “Gestão integrada de águas residuais”, “Reutilização de resíduos orgânicos”, entre outros.

No discurso de abertura, o Presidente do Conselho de Administração do (PIV), Miguel Luís, considerou o evento de caris pedagógico, pretendendo seguir as recomendações internacionais para o tratamento de resíduos sólidos, especialmente de natureza industrial.

Para colmatar a situação dos resíduos a nível do perímetro do PIV, o responsável informou que a instituição que dirige pretende se juntar com a Agência Nacional de Resíduos (ANR) para obtenção de maiores subsídios.

Por sua vez, a Presidente da ANR, Nelma Caetano, disse que um dos grandes desafios da instituição que dirige, consiste na sensibilização das empresas a estarem comprometidas com a agenda mundial ambiental, um processo que recai nas políticas ambientais e sociais.

Indicou, que o Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana reúne várias indústrias que se dedicam na transformação da matéria-prima e produtos acabados, actividades que geram resíduos industriais e que merecem o seu devido tratamento.

O evento também denominado “ Café do Pólo” contou com a presença do administrador Municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, dos Presidentes do Conselho de Administração do Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela, Miguel Correia e do Instituto Nacional de Apoio as Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), João Nkosi.

A Directora Geral do Instituto Industrial e Inovação Tecnológica de Angola (IDIIA), Maria Filomena de Oliveira, também prestigiou o acto.