Pólo de Viana coloca indústrias nacionais abertas ao mundo
No toque de um clique os produtos feitos pelas indústrias de diferentes sectores instaladas no Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana (PDIV) podem ser conhecidos a qualquer canto do mundo através da internet. Foi nesta quarta-feira, 07, lançado oficialmente o site (www.polodeviana.com) do PDIV.
O acto de apresentação pública foi orientado pelo Presidente do Conselho de Administração do PDIV, Miguel Luís, que na ocasião destacou a importância da plataforma na divulgação dos produtos das mais de 262 indústrias instaladas no perímetro, cuja capacidade de produção limita o recurso às importações e, consequentemente, a utilização de divisas.
“A página foi concebida para ajudar as pessoas a tomarem contacto com os produtos e os fabricantes, na medida em que poderão tomar decisões de forma célere e breve, nas escolhas de compra”, disse.
De fácil uso, o site é uma ferramenta útil para os estudantes em fim de formação, porquanto disponibiliza vários dados sobre as indústrias que servem de mais-valia para trabalhos de conclusão de curso.
“Os estudantes que estejam a desenvolver teses de final de curso saem a ganhar com a criação do site, uma vez que vai possibilitar o contacto com as empresas”, explica Miguel Luís.
O PCA refere ainda que nos próximos tempos será integrado ao site um portal de estágio que ajudará os estudantes a beneficiarem das variadas vagas de estágio disponibilizadas pelas indústrias.
Durante o acto, Miguel Luís, explicou que esforços estão a ser envidados para tornar o Pólo Industrial de Viana cada vez mais atractivo visto que está localizado numa estrada nacional, adjacente ao caminho-de-ferro de Luanda-Malanje. Prova disso, são os recorrentes pedidos recebidos para implantação de fábrica de potenciais investidores. A reabilitação das vias do perímetro é um dos esforços conjugados pela direcção, embora dependa de órgãos centrais.
O acto de apresentação foi assistido por empresários e jornalistas dos vários órgãos de comunicação social. Os mesmos colocaram questões e louvaram a iniciativa do Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana.
Criado na sequência das resoluções nº 1/98 e 4/98 de 10 e 27 de Março respectivamente, o Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana ocupa uma área total de 2.350 hectares, tem instalado mais de 262 empresas em pleno funcionamento, gerando cerca de 6 mil empregos directos.