Se antes tinta de qualidade era tida como aquela proveniente do exterior, hoje o cenário é outro. É possível comprar tinta de alta qualidade, dentro dos parâmetros internacionais, no Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana (PDIV).

Há 22 anos no mercado angolano, a Indústria de Tintas Toptech, lda, produz diferentes tipos tintas para o ramo da construção civil, seja para o exterior e interior, de alta qualidade e resistente aos fenómenos naturais. Hélder Carreira, director-geral, explica que o desafio da empresa é continuar a oferecer produtos de qualidade ao mercado, acabando com a importação e ambicionando a exportação.

“Estamos dispostos a trabalhar na mudança de mentalidade da tinta que é produzida em Angola. Já conseguimos provar ao mercado angolano que temos qualidade o quão superior das marcas internacionais em Angola”, garante.

A fábrica tem capacidade instalada de 20 mil litros por dia, contudo a produção mensal varia entre 350 a 600 mil litros, a depender do número de solicitações. É uma referência no ramo da construção civil, sendo usada nos maiores projectos habitacionais do país.

A pandemia da covid-19 não afectou grandemente a empresa, fruto da estratégia adoptada pela direcção, que aplaude as facilidades no acesso às divisas, queixando-se somente das restrições verificadas no mercado internacional na aquisição de matéria-prima.

A Toptech conta com seis lojas na cidade de Luanda, uma no Lubango e 54 funcionários.